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Titre du sujet - LA PREMIERE PEUGEOT AU PORTUGAL : MUSÉE AUTOMOBILE CARAMULO

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LA PREMIERE PEUGEOT AU PORTUGAL : MUSÉE AUTOMOBILE CARAMULO - par modelgofast
Posté : 09 mars 2011 01:45
DSC00691.JPG
DSC00691.JPG (239.29 Kio) Vu 1979 fois
Re: LE PREMIER PEUGEOT AU PORTUGAL, MUSÉE AUTOMOBILE CARAMU - par kualing
Posté : 09 mars 2011 20:33
Souhaîtons à nos amis Portugais que d'autres modèles du lion suivrons.
Re: LE PREMIER PEUGEOT AU PORTUGAL, MUSÉE AUTOMOBILE CARAMU - par roland
Posté : 09 mars 2011 20:39
Ils en ont bien d'autres!

modelgofast veux dire le plus ancien, petite erreur de vocabulaire bien pardonnable pour un portugais... :wink:
Re: LE PREMIER PEUGEOT AU PORTUGAL, MUSÉE AUTOMOBILE CARAMU - par modelgofast
Posté : 01 avr. 2011 23:02
Bonjour mes amis.
Je suis resté complètement absent du forum Peugeot, mais la situation économique du Portugal a un réflexe terrible sur notre vie quotidienne.
Mes compliments à tous
Carlos-modelgofast
Re: LE PREMIER PEUGEOT AU PORTUGAL, MUSÉE AUTOMOBILE CARAMU - par Peugeot miniatures
Posté : 02 avr. 2011 08:36
Merci de nous donner de tes nouvelles !
Le peuple portugais a la réputation d'être travailleur et courageux
Bon courage à vous. :)
Re: LE PREMIER PEUGEOT AU PORTUGAL, MUSÉE AUTOMOBILE CARAMU - par félin307
Posté : 03 avr. 2011 14:19
:roll: A quand un musée peugeot en belgique?? :hail:
Peugeot Type 19 (1899) : Museu do Caramulo - par zebest1
Posté : 29 janv. 2015 08:37
:coucou:

PEUGEOT 19 [1899]

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"Modelo fabricado em Audincourt, entre 1897 e 1902, com carrosserie «Victoria», equipado com motor colocado na retaguarda e uma potência entre 5 e 8 HP. Tudo era fabricado pela Peugeot e com rara perfeição mecânica, inclusive as robustas rodas de raios, especialidade da marca pela longa experiência que tinha de bicicletas e triciclos. Era, na época, o automóvel mais evoluído da indústria mundial. Os registos de fábrica indicam terem sido produzidos 75 exemplares deste tipo. Julga-se ser o 10.º automóvel importado, no nosso país, mas desconhece-se o primeiro proprietário.

Em 1963 João de Lacerda descobre esta velha relíquia num armazém da Câmara Municipal de Lisboa, junto à Av. da Índia. Tinha sido despojado de toda a mecânica; restava o chassis, a carrosserie e as rodas de raios... Os serviços camarários tinham-no classificado como uma carruagem de cavalos...

Consegue-se que o Presidente da Câmara - General França Borges - faça incluir esta «carruagem» nos objectos para venda em hasta pública. Dois anos tardou a realizar-se o tão desejado leilão, mas em 2 de Dezembro de 1965, depois dos editais da praxe, os «salvados» do velho Peugeot foram adjudicados a João de Lacerda por 5.250$00, ou seja, 250$00 acima da base de licitação e sem ter havido outros interessados. A «nata» dos sucateiros de Lisboa, ali presente, não compreendia tão alto preço por aquele monte de sucata... Poucos anos antes o Mercedes blindado do Presidente do Conselho, que estava impecável, fora vendido por 6.000$00.

Os trabalhos de reconstrução demoraram 12 anos. Conseguiu-se comprar em França um motor da época para reparar; conseguiu-se, também, autorização do Museu Henri Malartre, em Rochetaillée, para se desmanchar a caixa de velocidades e a transmissão, dum veículo idêntico, a fim de se fazerem moldes e desenhos para a fabricação, em Portugal, dessas peças; conseguiu-se igualmente, fabricar no nosso País, o complicado radiador, em serpentina, de cobre e todo o aparelho de lubrificação gota-a-gota; conseguiu-se, até, que a Michelin fizesse, um a um, os quatro pneus iguais no desenho e na cor aos da época. Foi um trabalho hercúleo, mas que resultou.

O Peugeot ressuscitou e apresenta-se, exactamente, como nasceu, sendo capaz de circular normalmente. Duas vezes participou na mais famosa e concorrida prova do Mundo «London-Brighton», em 1977 e 1988, tendo percorrido os 100 km, entre as duas cidades, sem problemas. Para conservação mecânica sai, pelo menos duas vezes por ano, numa distância mínima de 10 km. É, pois, o mais antigo automóvel, em Portugal, em condições normais de circulação.

Este automóvel faz parte da colecção permanente do Museu do Caramulo.

Características:
1899
França
5 CV
2 cilindros
1056 c.c.
4 velocidades
730 kg
35 Km/h
Chassis #778
Motor #1838


Automóveis relacionados na Colecção do Museu do Caramulo:
Peugeot Bebé (1914)

Motociclos relacionados na Colecção do Museu do Caramulo:
Peugeot (1927)"

Source :

Chez moi, une traduction du texte par Bing est proposée sur la page FB. :wink:

Voir aussi le sujet avec photos et vidéo à : http://www.museu-caramulo.net/pt/conten ... ugeot-type
(La traduction du texte par clic droit et "Traduire avec Bing".)

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D'autres photos de cette automobile de notre ami sabino18 dans le sujet : http://forum.campeugeot.fr/viewtopic.php?f=31&t=3421
Re: Peugeot Type 19 (1899) : Museu do Caramulo - par zebest1
Posté : 29 janv. 2015 16:02
:coucou:

Peugeot Type 19 (1899) do Museu do Caramulo

Peugeot Type 19 - 5CV ; 2 Cilindros ; 1056cc ; 4 Velocidades ; 730kg ; 35km/h ; Chassis #778 ; Motor #1838

Museu do Caramulo :

"Levámos o Peugeot Type 19 (1899) do Museu do Caramulo a passear para uma reportagem da A Bola TV. Fica o trailer da reportagem que vai para o ar em breve.
Todos os automóveis do Museu do Caramulo andam, mesmo que tenham 115 anos, como este Peugeot de 1899."


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"Não acreditam? Então vejam o vídeo no link em baixo:" :
Vidéo :

Source :
http://www.museu-caramulo.net/pt/conten ... ugeot-type
Re: Peugeot Type 19 (1899) : Museu do Caramulo - par zebest1
Posté : 30 janv. 2015 07:16
:coucou:

Peugeot Type 19, em exposição no Museu do Caramulo

Museu do Caramulo :
"A Peugeot "apadrinhou" o Peugeot Type 19 (1899), do Museu do Caramulo, o automóvel mais antigo em Portugal em condições de circulação.

Este apoio traduz-se num patrocínio orientado para a conservação e manutenção do automóvel durante todo o ano de 2015.

Resta-nos dizer: muito obrigado."


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Source :

Peugeot Portugal :
"Sabia que apesar de mais de 100 anos este Peugeot Type 19 (de 1899) ainda anda?"

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Vidéo : http://bit.ly/Youtube-Peugeot-Type-19


"É com orgulho que a Peugeot volta a apadrinhar em 2015 a manutenção e conservação de 4 veículos Peugeot!"

Source :
Re: Peugeot Type 19 (1899) : Museu do Caramulo - par zebest1
Posté : 30 janv. 2015 11:53
:coucou:

Peugeot Type 19, em exposição no Museu do Caramulo

"A Peugeot Portugal, tendo apadrinhado o Peugeot Type 19, em exposição no Museu do Caramulo, e no ambito da Comemoração dos 115 anos da Peugeot em Portugal, decidiu visitar a história. Apenas foram produzidos 75 e poucos sobreviveram. Este exemplar 100% Operacional permitiu que a Peugeot Facebook Team pudesse recuar mais de 100 anos no tempo, nem que fosse por breves instantes... Confira aqui as imagens!
Peugeot Type 19 - 5CV ; 2 Cilindros ; 1056cc ; 4 Velocidades ; 730kg ; 35km/h ; Chassis #778 ; Motor #1838"


Image

Vidéo :

Peugeot Portugal :
"Obrigado Museu do Caramulo. É com orgulho que o fazemos. Afinal faz parte da nossa história. E prova de que o mesmo circula pode ser vista em"

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Source : http://www.museu-caramulo.net/pt/conten ... ugeot-type
Re: LA PREMIERE PEUGEOT AU PORTUGAL : MUSÉE AUTOMOBILE CARAM - par kualing
Posté : 30 janv. 2015 19:15
Pourquoi pas une future souscription :?: :roll:
Re: LA PREMIERE PEUGEOT AU PORTUGAL : MUSÉE AUTOMOBILE CARAM - par DOUSSON Jean-Pierre
Posté : 31 janv. 2015 20:43
je n'osais pas le dire de peur de m'attirer les foudres (justifiées) de nos décideurs ! :mrgreen:
mais je n'en pensais pas moins ! :lol:
a+
JP
Re: LA PREMIERE PEUGEOT AU PORTUGAL : MUSÉE AUTOMOBILE CARAM - par Peugeot miniatures
Posté : 14 juil. 2015 19:01
Je ne voudrais surtout pas me fâcher avec nos bons amis du Portugal, mais j'ai bien l'impression que le véhicule présenté au Musée de Caramulo n'est pas un type 19 .
Ce serait peut-être un type 8 ou un type 24 ?

En fait, le type 19 de 1897 est le modèle qui remplace le type 8 « Victoria » de 1894.

Le type 8 a un moteur Daimler à deux cylindres en V verticaux, alors que le type 19 a un moteur Peugeot à deux cylindres parallèles horizontaux.

La carrosserie d’usine du type 19 est une «victoria » à 4 places avec un strapontin.
( la particularité d'une « victoria » est d’avoir le siège avant, destiné au chauffeur, placé plus haut que la banquette arrière des passagers )

La caractéristique principale du type 19 est ses longerons de châssis sont franchement coudés pour abaisser le seuil d‘accès à l’intérieur. De plus, des poignées sont prévues pour aider à monter dans la voiture.
La fixation du marchepied permet également d'identifier ce modèle.

A l’avant, le guidon de direction ne comporte qu’une seule branche, probablement pour laisser plus de place au passager à côté du chauffeur.
Le volant est apparu chez Peugeot pour la première fois en 1901sur le type 36. Il a toujours été sur une colonne inclinée, jamais verticale.



Je viens de terminer la reproduction du type 19 en me basant sur les informations de divers ouvrages et des photos d'époque.

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